Parnamirim discute avanços das ações contra a sífilis - 30/01/2020

A secretária adjunta de Saúde, Elisabete Carrasco se reuniu ontem, 27, com representantes da Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica e Atenção Especializada para discutir os avanços das ações para o enfrentamento a sífilis em 2019 e os desafios para 2020.

A apoiadora do Projeto Sífilis Não!, Chyrly Moura, apresentou o relatório das ações desenvolvidas, contemplado os Eixos prioritários do projeto: gestão e governança, cuidado integral e vigilância, educomunicacão.

Momento importante para firmar o compromisso da gestão com o Projeto Sífilis Não! e fortalecer a integração da Atenção Básica com a Vigilância Epidemiológica.

Dentre os encaminhamentos destaca-se a retomada do Grupo de Trabalho de enfrentamento a sífilis, a elaboração de um plano de educação permanente voltado para o manejo da sífilis na atenção básica, a realização do monitoramento mas UBS que realizam a administração da penicilina e implementação do Comitê de Investigação da transmissão vertical da sífilis e outras ists.

Outro grande avanço foi a instituição do Dia Municipal de enfrentamento à Sífilis e à Sífilis congênita, a ser comemorado no dia 18 de outubro se cada ano. A data foi instituída através de lei municipal sancionada pelo prefeito Rosano Taveira.

Para Chyrly Moura, "a criação da lei municipal é de suma importância para dar visibilidade a problemática da sífilis e convidar gestores, equipes de saúde e munícipes a unirem forças na luta contra a sífilis, em especial a sífilis congênita".

Postado Por: Yara Okubo