Prefeitura inaugura Centro Dia em benefício aos idosos de Parnamirim - 23/01/2020
A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), inaugurou na manhã desta quinta-feira (23) o Centro Dia para a pessoa idosa. A unidade tem como objetivo atender idosos com necessidades de baixa e média complexidades que não tenham assistência de algum familiar ou cuidador.
Participaram da solenidade de inauguração do Centro Dia a vice-prefeita e secretária da Semas, Elienai Cartaxo, a coordenadora da unidade, Débora Dantas, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Tamires Mendes, o presidente da Câmara de Vereadores, Irani Guedes, entre outras autoridades.
Apresentações culturais do Coral de voz da Semas e do Grupo de Idosos do Jardim América animaram a inauguração do Centro Dia. Ciente da importância do equipamento, Elienai Cartaxo falou com emoção sobre a implantação da unidade para o acolhimento da pessoa idosa:
“É um momento ímpar. A gente até se emociona porque esta unidade foi muito sonhada. Foram três anos de muitas lutas até este dia. O idoso é um cidadão que precisa ser visualizado como importante e nosso município respeita o idoso. Parnamirim tem compromisso e estamos atentos para cuidar e garantir o direito deles, esse equipamento é uma prova disso”.
O Centro Dia está preparado para acolher até 25 idosos e conta com equipe multiprofissional com fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, técnico de enfermagem, educador físico e cuidador.
A unidade vai funcionar na Rua Maria Cirilo, 472, em Vale do Sol, das 7h30 às 17h. Idosos com idade mínima de 60 anos serão atendidos e contarão com um veículo para transportar os que não contam com transporte. O prédio da unidade é climatizado e adaptado para o público idoso. Os usuários terão direito a cinco refeições, momentos de atividades e também de repouso.
Para Débora Dantas, coordenadora do Centro Dia, os benefícios alcançam os idosos e seus familiares, já que o usuário passará o dia na unidade e receberá toda assistência. “O idoso passa o dia na unidade com direito assistência de uma equipe multiprofissional e refeições. Quando eles voltarem para a casa deles, os familiares estarão tranquilizados, pois saberão que o idoso teve todo o apoio, carinho, afeto e atenção.
A coordenadora lembrou que para o idoso participar do Centro Dia é preciso estar registrado no CRAS e CREAS, e passar por uma avaliação da equipe da unidade. Débora ainda falou sobre os serviços ofertados e da importância do equipamento.
“Vamos realizar atividades terapêuticas e atender idosos com Parkinson, Alzheimer, AVC, e deficiências físicas ou mentais leves. O Centro Dia é um ganho para Parnamirim, pois tem idosos que não conseguem participar de outros programas da Semas devido ao grau de dependência que eles têm. Aqui eles terão todo cuidado, inclusão social e melhoria da qualidade de vida”, afirmou.
Texto: Ricardo Oliveira
Postado Por:
JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de:
ASCOM - Ricardo Oliveira