UPA de Nova Esperança realizou cerca de 119 mil atendimentos em 2019 - 17/01/2020
A Unidade de Pronto Atendimento Maria Nazaré dos Santos (UPA de Nova Esperança) atendeu cerca de 119 mil pacientes em 2019. A Unidade foi inaugurada em 2010 com o objetivo de concentrar os atendimentos de saúde 24h de complexidade intermediária.
De acordo com o diretor geral da UPA, Henrique Eduardo Costa, houve um aumento da demanda, enquanto em 2018 ocorreram 106.566 atendimentos, em 2019 esse número aumentou 10,3%, o que representa 12.166 pacientes a mais.
Henrique explicou, que no ano anterior, 81.314 pacientes foram da clínica médica e 37.418 para pediatria. Nos exames laboratoriais foram 185.704, exatamente 34.836 a mais que em 2018. Diariamente, a UPA conta com cinco clínicos e quatro pediatras.
Além disso, a equipe também é composta por 65 técnicos de enfermagem, 40 enfermeiros, 1 médico intensivista, 10 bioquímicos, 10 técnicos laboratoriais. A unidade também conta com seis farmacêuticos, seis técnicos de radiografia, seis nutricionistas, dois psicólogos, e seis assistentes sociais.
O diretor lembrou da importância de procurar a UPA somente em casos de real urgência e emergência para evitar superlotação e melhorar a qualidade dos atendimentos de maior complexidade. “Para dar celeridade aos atendimentos, estamos firmando uma parceria que tem o objetivo de encaminhar casos de pouca prioridade para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) com a garantia que os atendimentos serão prestados no mesmo dia, e os pacientes com sintomas de maior gravidade que procurarem as UBS serão encaminhados para o atendimento da UPA”, afirmou.
“Após o acolhimento, o paciente passa pela triagem que classifica o grau de prioridade do atendimento. O Ministério da Saúde estabelece que os pacientes que se enquadram no grupo azul (não prioritário) podem esperar até seis horas, enquanto no verde (pouca prioridade) até três horas, já nos grupos laranja e principalmente o vermelho deve prestar atendimento imediato”, explicou Henrique.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, é necessário procurar uma UPA 24h em casos de febre alta, acima de 39ºC; fraturas e cortes com pouco sangramento; Infarto e derrame; queda com torção e dor intensa ou suspeita de fratura; cólicas renais; falta de ar intensa e ainda crises Convulsivas, dores fortes no peito e vômito constante.
Postado Por:
Juliana Grace Nóbrega
Fotografia de:
ASCOM