Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

UBS de Liberdade oferta serviços de qualidade e marcação descentralizada - 30/12/2019

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Liberdade, está ofertando desde o mês de agosto o serviço de marcação descentralizada. A partir de então, os atendimentos em especialidades já podem ser marcados na própria UBS, tornando mais fácil o acesso dos pacientes aos serviços oferecidos.  

A equipe da UBS Liberdade é composta por médica, enfermeira, técnico em enfermagem, dentista, técnico em saúde bucal e agentes de saúde. A estrutura da Unidade de Saúde é padrão, e conta com recepcionista, auxiliar de serviços gerais e profissionais da direção. Além disso, a UBS possui consultório médico, odontológico, farmácia e sala de vacina.  

Atualmente, 90% das consultas são marcadas diretamente na unidade. Desde a data de descentralização até este mês de dezembro, a UBS realizou 1.144 marcações. Apenas atendimentos em casos específicos são encaminhados, através da Central de Regulação, para o Hospital da Liga Contra o Câncer, Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e demais clínicas conveniadas com o estado. Entre os serviços mais procurados estão os atendimentos em cardiologia, ortopedia, neuroendocrinologia, mastologia, neuropediatria e atendimento ginecológico. O processo de atendimento com médica, enfermeira e técnico de enfermagem e odontológico acontece diariamente. O paciente passa pela triagem e eventualmente é atendido no serviço do qual necessita. A UBS realiza ainda a aplicação de vacinas e injeções, curativos e oferta ainda o atendimento domiciliar.  

De acordo com o diretor da UBS Liberdade, João Maria, a Unidade atende diariamente 55 pacientes entre consultas médicas e odontológicas. Entre o público mais assíduo está o feminino e as crianças. "Nós observamos que chegam até aqui as crianças recém-nascidas até os 6 anos, pois as mães tem esse cuidado e realizam o acompanhamento. Temos a faixa etária entre 20 e 40 anos, majoritariamente mulheres e os idosos que possuem essa rotina, trazem os filhos e os netos e aproveitam para se consultar, já os homens ainda não são assíduos, infelizmente", disse.  

Para Livia Maria do Nascimento, paciente da UBS, o atendimento é satisfatório. "O atendimento aqui é ótimo, sou muito bem tratada por toda a equipe. Sempre venho para buscar medicamentos para os meus pais e para mim, quando precisei, nunca faltou. Muitos lugares não atendem da forma que somos atendidos aqui. Estou muito satisfeita", afirmou. 

Além dos atendimentos médicos, a UBS conta com o apoio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), o qual realiza em todas as quintas-feiras um acompanhamento especializado com alguns grupos, como os de idosos e de mulheres. Além disso, a UBS Liberdade possui um serviço que acabou se tornando referência no município de Parnamirim, que é a linha de cuidado voltada aos pacientes com sobrepeso e que necessitam da cirurgia bariátrica. O NASF realiza o acompanhamento com o paciente através dos profissionais da psicologia, fisioterapia, assistência social, terapia ocupacional, farmacêutico e nutricionista. 

 

Texto: Cinthia Oliveira 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - Cinthia Oliveira

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+