Bem-estar e transformação de vidas marcam atividades do Se Cuida Parnamirim - 27/12/2019
Há mais de um ano a Prefeitura Municipal, através do Projeto Se Cuida Parnamirim, vem transformando vidas e proporcionando saúde e bem-estar ao povo parnamirinense. Alegria, determinação, autoestima, companheirismo e diversos testemunhos de mudanças positivas se multiplicam entre os participantes e transbordam no dia a dia pela cidade.
Com objetivo inicial de levar qualidade de vida para a população, o projeto conta com dança, ginástica, patinação, caminhada, treino funcional e corrida. Além de todos os incentivos às práticas saudáveis, o Se Cuida Parnamirim também tem se preocupado com a sociabilização e saúde mental dos participantes, alcançando bons resultados que vêm em forma de gratidão.
Márcia Guedes, de 47 anos, lembrou que o Se Cuida Parnamirim chegou na vida dela em um momento em que passava por uma situação complicada. Após ter ficado desempregada e cuidando apenas dos afazeres domésticos, a costureira falou que era acostumada com a rotina de trabalho e o desemprego a havia deixado bem triste.
Com excesso de peso na época, Márcia passou a frequentar o Caminhódromo da Cohabinal e ouviu falar do projeto. Acompanhada e incentivada pela filha Fernanda, de 7 anos, chegaram para assistir a uma aula do projeto e acabaram participando da dança na última fila. Em menos de um mês, Márcia se entrosou com todos e faz o possível para estar presente em todas as atividades, de preferência, na primeira fileira. Animada, lembrou dos diversos benefícios recebidos no Se Cuida:
“É um projeto muito importante. Da criança aos mais velhos, a autoestima dos participantes é bem elevada. Tive melhorias na saúde. Quando entrei no projeto estava bem acima do peso. Mudei a alimentação, fiquei bastante entusiasmada e já perdi 7 quilos! Mudou até mesmo o meu jeito de falar. Eles têm o cuidado de incentivar a gente e mostrar que a gente é capaz. Antes do projeto eu tremia muito nas entrevistas de emprego, hoje vou bem mais segura. A última que participei fui superbem, passei por todos os testes e acredito que serei chamada”.
Idealizado pelos educadores físicos Ângelo Santos e Eleen Martins, com o apoio da Prefeitura de Parnamirim, o “Se Cuida” já conta com três polos na cidade. São mais de 2 mil pessoas cadastradas no projeto, que participam das atividades nos bairros da Cohabinal, Parque Industrial e Monte Castelo. Ângelo Santos falou com satisfação sobre o projeto:
“O projeto vai muito além da dança, ginástica ou algo do tipo. Quando trabalhamos com vidas, não visamos apenas chegar, dar aula e ir embora. Tem todo um cuidado de impactar positivamente a vida das pessoas. Não apenas fisicamente, mas também a mente, autoestima e valorização do indivíduo. Isso só é possível porque temos uma gestão que acredita na mudança e qualidade de vida. Queríamos que chegasse perto de um dos slogans da cidade, que é Parnamirim cuidando de você”.
Com diversos relatos de pessoas que chegaram cabisbaixas e tiveram suas vidas transformadas, o Se Cuida Parnamirim tem crescido a cada dia. A pensionista Rosangela do Espírito Santo, fez questão de agradecer a Prefeitura de Parnamirim pela iniciativa e apoio ao projeto. Ela lembrou que muita gente não tem condições de pagar uma academia e que o projeto vai além dos exercícios físicos.
Participante há cerca de nove meses, Rosângela comentou que vivia uma situação delicada antes de conhecer o Se Cuida. O falecimento do marido, e um acidente automobilístico que a deixou seis dias hospitalizada, resultaram em uma depressão e síndrome do pânico para ela. Grata, celebrou a importância do projeto:
“É muito importante para nossa vida. Os profissionais do projeto são uns anjos! Eles transmitem pra gente paz e vontade de viver. Eu vivia isolada numa cama. Todos os dias conto as horas para chegar aqui e encontrar com a turma. Porque somos uma família, uma dá força para outra. Sou muito grata por participar do projeto, no dia que falto, parece que faltou tudo para mim. No “Se cuida” esqueço tudo de ruim que aconteceu na minha vida. Aqui somos um só em busca de um objetivo, que é viver e se cuidar”.
Texto: Ricardo Oliveira
Postado Por:
JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de:
ASCOM - Ney Douglas / Ana Amaral