Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

SESAD abre Campanha Dezembro Vermelho em Parnamirim - 02/12/2019

A Prefeitura Municipal de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) e do Serviço de Assistência Especialida (SAE) à pessoa portadora do vírus HIV, promove hoje (2) no Auditório do Centro Administrativo de Parnamirim a abertura do Dezembro Vermelho, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

Segundo o Ministério da Saúde, existem hoje no Brasil 900.000 pessoas portadoras do HIV, 135.000 convivem com o vírus sem saber e há cerca 40.000 novas infecções, principalmente entre homens na faixa etária dos 25 aos 30 anos. "Por isso  o teste é de fundamental importância, assim como o uso de preservativos, pois temos uma epidemia estabelecida, portanto há uma série de grandes desafios pela frente", disse a diretora do SAE e coordenadora do programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), Izabel Alves.

A Prefeitura de Parnamirim dispõe do serviço de assistência especializada aos portadores de HIV no Centro de Referência em Infectologia que atende com discrição e ética 800 pacientes cadastrados,  disponibilizando toda uma assistência integrada para melhorar a qualidade de vida dos usuários com uma abordagem multidisciplinar.

A infectologista, Drª Maria Salineide Mafaldo, alertou para a importância da medida Profilaxia Pós-Exposição (PEP) de mulheres e meninas vítimas de violência sexual. Medidas essas que consiste no uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infecção em situações de exposição às doenças sexualmente transmissíveis. "Trata-se de uma urgência médica, que deve ser iniciada o mais rápido possível, preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição e no máximo em até 72 horas. A duração da PEP é de 28 dias com acompanhamento da equipe de saúde, serviço este disponível no Centro de Infectologia. Nos casos pessoas do sexo masculino vítimas de violência sexual são encaminhados para a UPA", disse a infectologista Gleide Maria.

O mês de combate a AIDS teve caminhada e mobilização no caminhódromo da Cohabinal com distribuição de preservativos, teste rápido de HIV/AIDS, SÍífilis, Hepatite B e Hepatite C.

Texto: Leonardo Lopes


Postado Por: Juliana Grace Nóbrega
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+