Escola Ivanira Paisinho realiza encerramento do Programa Mais Educação - 29/11/2019
A Escola Municipal Ivanira de Vasconcelos Paisinho realizou na manhã desta sexta-feira (29) o encerramento do Programa Mais Educação. O evento contou com diversas apresentações poéticas, teatrais, além de muita dança, música, alegria e homenagens. O Programa contempla, atualmente, 12 escolas de Parnamirim e tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, desenvolvendo também atividades artísticas e de interação.
A professora de português da instituição, Janete Pinheiro, explica como o projeto foi inserido na escola. “O Programa Mais Educação está inserido na Escola Ivanira Paisinho há três anos e conforme o tempo passa, nós estamos agregando mais valores e contamos com a opinião de todos, perguntando aos alunos o que é necessário mudar ou melhorar. Focamos bastante no reforço em português e matemática, além de outras atividades como a dança, banda marcial, teatro e música. Queremos inserir esses alunos no projeto com o intuito deles estarem mais presentes na escola, pois muitos não têm um acompanhamento extra classe, os pais trabalham e os filhos ficam sozinhos em casa, sem realizar nenhuma atividade, então além do reforço escolar, estamos agregando valores aos alunos”, disse.
O diretor da escola, Alcimar Miguel, afirma que o projeto acarreta grandes mudanças para a instituição. “Como gestor, digo sempre que existe uma escola antes do funcionamento do Programa Mais Educação e outra escola depois. O Programa trouxe uma grande ajuda com suas oficinas, suporte pedagógico e financeiro. Então esse projeto é de muita importância para a transformação dos nossos jovens e crianças, uma vez que eles participam das nossas oficinas e contribui até com a família, para que esse aluno não fique sem cuidados, na rua. Uma vez que hoje estamos aqui realizando essas apresentações, percebemos o quanto é importante e quantas transformações trouxe para eles. Isso não tem preço. O Programa Mais Educação surge para transformar nossos jovens alunos em pessoas com mais oportunidades”, falou.
Para aluna da instituição, Jaine Basílio, de 14 anos, o projeto mudou sua relação com os estudos. “O Mais Educação mudou muita coisa para mim, principalmente em relação à matemática, disciplina que eu tinha muita dificuldade e hoje eu não sinto mais. Isso me beneficiou bastante, pois consegui passar em 3º lugar no IFRN e eu participo do projeto desde 2017. É um passatempo que você aprende muitas coisas, participa de várias atividades, o reforço nas disciplinas e tenho certeza que não mudou apenas a minha vida, mas a de outras pessoas também. Sou grata à toda equipe pedagógica, professores exemplares, pois sem o apoio e esforço deles, nada disso seria possível”, afirmou.
Texto: Cinthia Oliveira
Postado Por:
JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de:
ASCOM - Ana Amaral