Banco de Leite Humano de Parnamirim necessita de doadoras - 14/11/2019
O Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade Divino Amor está necessitando de mais doadoras. Em maio deste ano havia 17 doadoras assíduas, porém o estoque da central de coleta se encontra em baixa, visto que, no momento, apenas 10 doadoras estão registradas.
A coordenadora do Banco de Leite Humano, Fabíola Marques, explica o processo de manejo do leite doado. “Nós realizamos a coleta do leite ordenhado cru na própria residência da doadora e o trazemos para o banco de leite onde acontece a pasteurização, processamento e o controle de qualidade com rigor. Após esse processo, o leite fica em quarentena num freezer, aguardando 48 horas para poder ser liberado ao consumo”, disse.
De acordo com a coordenadora, o leite coletado abastece os 10 leitos em que se encontram os bebês da UTI Neonatal do Hospital Maternidade. “É de suma importância a doação, pois se trata de um ato de amor. É se doar, doar o próprio tempo com todo um carinho, pois além de estar em um momento delicado com o seu filho, amamentando, existe uma grande dedicação à extração do leite. Além disso, não se trata apenas da doação, nós nos preocupamos com a saúde da mãe e do bebê, e realizamos também um acompanhamento clínico com ambos”, falou.
QUEM PODE DOAR?
Mulheres que estão amamentando e produzem um volume de leite além da necessidade do bebê podem ser doadoras do banco de leite.
COMO DOAR?
O Hospital Maternidade do Divino Amor oferece todo o suporte para as mães que querem doar. Um carro com profissionais é disponibilizado para acompanhar e buscar a doação em domicílio. A doadora recebe todas as orientações necessárias. Nesse caso, especificamente, as mães precisam ser cadastradas. Basta que entrem em contato com o Banco de Leite da Instituição pelo telefone (84) 3272-4367, de segunda a sexta, das 7h às 19h.
SERVIÇO:
Banco de Leite Humano
Hospital Maternidade do Divino Amor
Avenida Tenente Medeiros, 145, Centro, Parnamirim, RN
(84) 3645 - 5001
(84) 3645 - 4660
(84) 3645 – 6369
Texto: Cinthia Oliveira
Postado Por:
JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de:
ASCOM - Ana Amaral