Prefeito recebe visita do Ministro da Embaixada Francesa - 13/11/2019
O Prefeito Rosano Taveira recebeu nesta quarta-feira (13) no seu gabinete a visita do ministro conselheiro da Embaixada da França em Brasília, Gilles Pecassou, e do diretor da Aliança Francesa, Ernesto Guerra.
O encontro teve como objetivo apresentar o projeto do Centro Cultural Trampolim da Vitória, espaço multicultural que vai unir atrações históricas, culturais e de entretenimento, potencializando o turismo e difundindo a história de Parnamirim, nas dependências da Ala 10, unidade da Base Aérea Brasileira, sediada em Parnamirim.
Na ocasião, estavam presentes o secretário de Planejamento, Finanças, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Giovani Rodrigues Júnior; o chefe do Gabinete Civil, Wolney França; os pesquisadores do Centro Cultural; e equipe técnica da Prefeitura.
Gilles Pecassou elogiou a iniciativa. “Fico muito feliz ao ver este projeto avançando, foi uma ideia incrível. Temos uma história compartilhada entre os dois países e contar essa história é muito importante para nós”, explicou.
De acordo com o prefeito, a visita é um momento importante para o desenvolvimento do projeto “Estamos propondo uma união de esforços para o resgate de um espaço que além de alavancar o turismo em Parnamirim, fomentará o desenvolvimento em nossa cidade”, explicou.
O encontro terminou com a visita ao local onde vai funcionar o museu do Centro Cultural e apresentação da Banda de Música Trampolim da Vitória, da Fundação Parnamirim de Cultura.
O Projeto
Na ocasião, o secretário explicou que o Centro Cultural vai utilizar as instalações do antigo Aeroporto Augusto Severo, mais precisamente, a área do terminal de embarque e desembarque de passageiros, além de outras edificações sediadas na Ala 10.
Na área em que funcionava o antigo terminal de passageiros funcionará um pavilhão de exposições, com mostras temáticas e exposições de aviões utilizados na época da 2ª Guerra Mundial.
Outro espaço utilizado será o Campo da Aeropostale/Air France, que teve suas origens no ano de 1927, quando aqui chegou Paul Vachet, a fim de instalar um aeródromo para a empresa francesa de aviação, dando início assim a história de Parnamirim.
Além deste espaço, será utilizado ainda a Estação da Lati, fundada em 1939 quando a Linee Aeree Transcontinentali Italiani (Linhas Aéreas Transcontinentais Italianas) construiu seu primeiro Hangar para ligação aérea das Américas com a Europa, em substituição aos alemães, envolvidos na 2ª Guerra Mundial.
Serão utilizados ainda três edificações da Base Oeste da Ala 10, construídas originalmente pela aeronáutica, a partir de 1942, com a criação da Base Aérea de Natal.
“Parnamirim terá seu capítulo contado, dentro dessa história, através do resgate de espaços considerados ícones, que são os prédios onde funcionavam o teatro, o hospital e o comando geral, no período da segunda guerra”, explicou Giovane Júnior.
Postado Por:
Juliana Grace Nóbrega
Fotografia de:
ASCOM