Primeira Roda de Conversa aborda Saúde Integral da População Negra - 13/11/2019
As Secretarias Municipais de Assistência Social (SEMAS) e de Saúde (SESAD) por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial (COMPIR), promoveram a 1ª roda de conversa sobre a saúde integral da população negra na Associação de Moradores do Jockey Clube (AMORE-JC). As atividades são alusivas ao mês da Consciência Negra e tem como objetivo sensibilizar a população e o poder público sobre o racismo institucional e doenças decorrentes de razões étnicas.
Os debates procuram dar visibilidade para a população negra, suscitando questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns com profissionais da Secretaria de Saúde sobre as doenças as quais as populações negra e quilombola estão suscetíveis, como anemia falciforme, hipertensão arterial, síndrome leucopênica, fibromioma uterino, doenças genuinamente ligadas à etnia negra, bem como as patologias congênitas nas comunidades quilombolas.
Na ocasião, a Coordenadora de Igualdade Racial e Presidente do Conselho de Igualdade Racial, Silvania Rodrigues, convidou todos os munícipes para participarem das apresentações culturais e amostra de atividades que estão sendo desenvolvidas por alunos da Escola Municipal Luiz Maranhão Filho, referentes à comunidade negra e quilombola. A ação ocorre no Dia Nacional da Consciência Negra (20) na Associação dos Moradores do Jockey Clube.
Texto: Leonardo Lopes
Postado Por:
JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de:
ASCOM - COMPIR