Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeito recebe historiador italiano da Força Expedicionária Brasileira (FEB) - 12/11/2019

O Prefeito Rosano Taveira recebeu na manhã desta terça-feira (12) o italiano Giovanni Sulla, maior historiador da Força Expedicionária Brasileira (FEB). A visita foi marcada pela entrega de medalhas de condecoração aos pesquisadores e curadores engajados no Projeto do Centro Cultural Trampolim da Vitória, Fred Nicolau e Marcelo Borges. 

Giovani Júnior, Secretário de Planejamento, Turismo e Desenvolvimento Econômico, explicou o motivo da visita, e que a escolha do local para a cerimônia de entrega das ‘Medalhas Europeias’, da Federação Italiana dos Combatentes Aliados, foi feita pelos pesquisadores. Para o Secretário, o fato de os homenageados terem optado por receber as condecorações na presença do Prefeito, engrandece ainda mais o Projeto do Centro Cultural. 

Honrado e com gratidão, Giovanni Sulla realizou a entrega das medalhas. Em um bate-papo descontraído, o italiano também fez questão de parabenizar o Prefeito Rosano Taveira pelo investimento na criação do Centro Cultural Trampolim da Vitória, que trará um resgate histórico do município e resultará em diversos benefícios para Parnamirim: 

“Tenho certeza que Parnamirim terá um resultado significativo no turismo e na economia. Será importante para turistas, profissionais que trabalharão no Centro Cultural, e também vai gerar conhecimento para as crianças que visitarão o espaço. Os benefícios financeiros serão percebidos não só no Museu, como também nos hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos. O Prefeito está de parabéns! Essa iniciativa trará muitas coisas boas para a cidade”, disse Giovanni Sulla. 

 

O projeto 

 

Com o intuito de resgatar a história da cidade, o Centro Cultural será instalado no antigo Aeroporto Augusto Severo. Além do antigo terminal de passageiros, o projeto utilizará ainda outras edificações situadas na Ala 10, unidade da Força Aérea Brasileira, em Parnamirim. 

Na área em que funcionava o antigo terminal de passageiros funcionará um pavilhão de exposições, com mostras temáticas e exposições de aviões utilizados na época da 2ª Guerra Mundial. 

“A primeira parte inclui o terminal de passageiros. Vamos contar a história da aviação e da Segunda Guerra Mundial interagindo com a tecnologia. Simulação de voo, projeções, óculos 3D e visitação aos aviões com direito ao uso do fardamento e tudo. A ideia é gerar muita interatividade, para que as pessoas conheçam não só a história, mas possam vivenciá-la também”, comentou o secretário Giovani Júnior sobre as atrações do Centro Cultural. 

Outro espaço utilizado será o Campo da Aeropostale/Air France, que teve suas origens no ano de 1927, quando aqui chegou Paul Vachet, a fim de instalar um aeródromo para a empresa francesa de aviação, dando início assim a história de Parnamirim. 

Além deste espaço, será utilizado ainda a Estação da Lati, fundada em 1939 quando a Linee Aeree Transcontinentali Italiani (Linhas Aéreas Transcontinentais Italianas) construiu seu primeiro Hangar para ligação aérea das Américas com a Europa. 

Serão utilizados ainda três edificações da Base Oeste da Ala 10, construídas originalmente pela Aeronáutica, a partir de 1942, com a criação da Base Aérea de Natal. 

Texto: Ricardo Oliveira


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - Ana Amaral

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+