Prefeito recebe historiador italiano da Força Expedicionária Brasileira (FEB) - 12/11/2019
O Prefeito Rosano Taveira recebeu na manhã desta terça-feira (12) o italiano Giovanni Sulla, maior historiador da Força Expedicionária Brasileira (FEB). A visita foi marcada pela entrega de medalhas de condecoração aos pesquisadores e curadores engajados no Projeto do Centro Cultural Trampolim da Vitória, Fred Nicolau e Marcelo Borges.
Giovani Júnior, Secretário de Planejamento, Turismo e Desenvolvimento Econômico, explicou o motivo da visita, e que a escolha do local para a cerimônia de entrega das ‘Medalhas Europeias’, da Federação Italiana dos Combatentes Aliados, foi feita pelos pesquisadores. Para o Secretário, o fato de os homenageados terem optado por receber as condecorações na presença do Prefeito, engrandece ainda mais o Projeto do Centro Cultural.
Honrado e com gratidão, Giovanni Sulla realizou a entrega das medalhas. Em um bate-papo descontraído, o italiano também fez questão de parabenizar o Prefeito Rosano Taveira pelo investimento na criação do Centro Cultural Trampolim da Vitória, que trará um resgate histórico do município e resultará em diversos benefícios para Parnamirim:
“Tenho certeza que Parnamirim terá um resultado significativo no turismo e na economia. Será importante para turistas, profissionais que trabalharão no Centro Cultural, e também vai gerar conhecimento para as crianças que visitarão o espaço. Os benefícios financeiros serão percebidos não só no Museu, como também nos hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos. O Prefeito está de parabéns! Essa iniciativa trará muitas coisas boas para a cidade”, disse Giovanni Sulla.
O projeto
Com o intuito de resgatar a história da cidade, o Centro Cultural será instalado no antigo Aeroporto Augusto Severo. Além do antigo terminal de passageiros, o projeto utilizará ainda outras edificações situadas na Ala 10, unidade da Força Aérea Brasileira, em Parnamirim.
Na área em que funcionava o antigo terminal de passageiros funcionará um pavilhão de exposições, com mostras temáticas e exposições de aviões utilizados na época da 2ª Guerra Mundial.
“A primeira parte inclui o terminal de passageiros. Vamos contar a história da aviação e da Segunda Guerra Mundial interagindo com a tecnologia. Simulação de voo, projeções, óculos 3D e visitação aos aviões com direito ao uso do fardamento e tudo. A ideia é gerar muita interatividade, para que as pessoas conheçam não só a história, mas possam vivenciá-la também”, comentou o secretário Giovani Júnior sobre as atrações do Centro Cultural.
Outro espaço utilizado será o Campo da Aeropostale/Air France, que teve suas origens no ano de 1927, quando aqui chegou Paul Vachet, a fim de instalar um aeródromo para a empresa francesa de aviação, dando início assim a história de Parnamirim.
Além deste espaço, será utilizado ainda a Estação da Lati, fundada em 1939 quando a Linee Aeree Transcontinentali Italiani (Linhas Aéreas Transcontinentais Italianas) construiu seu primeiro Hangar para ligação aérea das Américas com a Europa.
Serão utilizados ainda três edificações da Base Oeste da Ala 10, construídas originalmente pela Aeronáutica, a partir de 1942, com a criação da Base Aérea de Natal.
Texto: Ricardo Oliveira
Postado Por:
JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de:
ASCOM - Ana Amaral