Prefeitura monitora manchas de óleo no litoral - 30/10/2019

A Prefeitura de Parnamirim está trabalhando de maneira preventiva para atuar caso as manchas de óleo que se espalham por praias de todo o Nordeste cheguem ao litoral do município. Defesa Civil, Secretaria de Limpeza Urbana (Selim), Marinha e Idema estão trabalhando juntos em ações de monitoramento, diariamente.

Uma dessas ações foi realizada na última segunda-feira (28) nas praias de Cotovelo, Pirangi e Pium. Lá, agentes municipais e voluntários treinados pelo Idema, realizaram a coleta de 3 kg de resíduos.

No entanto, Rárika Bastos, da Selim informa que essa é uma quantidade muito pequena e que diferentemente de outras áreas litorâneas, Parnamirim não foi gravemente atingida. “Nosso trabalho está focado na prevenção”, disse.

O secretário de Defesa Social, Marcondes Pinheiro, reiterou a importância da união da sociedade civil e do poder público. “Apesar de não encontrarmos manchas de óleo no nosso litoral, precisamos estar preparados para agir rapidamente caso o produto alcance nossas praias. Sabemos da gravidade do problema para o Meio Ambiente e unir forças para minimizar os danos é fundamental. Os voluntários estão de parabéns pela participação”, declarou.

A recomendação da força-tarefa é de que quem encontrar algum sinal de manchas de óleo no litoral que entre em contato com as equipes de segurança através do aplicativo Mar Limpo. “É importante que a população participe fazendo esse trabalho de monitoramento”, destacou.

Postado Por: Saulo Tarso de Castro