Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Parnamirim é destaque no Prêmio Retratos da Leitura pelo 3º ano consecutivo - 29/10/2019

Foram anunciados nesta terça (29) os 10 finalistas da 4ª Edição do Prêmio na categoria Bibliotecas e Parnamirim foi destaque com a iniciativa intitulada Protagonismo Literário Dentro e Fora da Escola. Nos últimos 2 anos o Projeto Rio de Leitura foi premiado como uma das três melhores iniciativas do Brasil na formação de leitores. Devido ao privilégio de ter projetos premiados nas últimas edições, Parnamirim ficaria impossibilitada de concorrer em 2019. Por esse motivo a cidade inscreveu um projeto numa categoria diferente, desenvolvido pela Biblioteca da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, que para a felicidade de toda a população foi um dos finalistas do Prêmio Retratos da Leitura.  

O Instituto Pró Livro, coletivo de muitas organizações, é uma associação de caráter privado sem fins lucrativos mantida principalmente por contribuições de entidades do mercado editorial. O Prêmio tem abrangência nacional e a instituição que o outorga é responsável por uma pesquisa que fala dos hábitos de leitura do brasileiro, Retratos do Brasil, que acontece a cada 5 anos e possui um júri com bastante expertise. A premiação já foi concedida a instituições com iniciativas muito importantes em todo o Brasil, como o Instituto C&A, Instituto Natura, Fundação Itaú Social (Leia para uma Criança), Globonews Literatura e Fundação Wolkswagem.  

Angélica Vitalino, assessora do Projeto Rio de Leitura exalta a participação da cidade: “Estamos na direção correta no quesito formação de leitores. Parnamirim se mostra exemplo a ser seguido em todo o estado e também no Brasil”.  

Foram 216 projetos de fomento à leitura inscritos, com um aumento de 50% em relação aos inscritos no ano anterior, o que aumenta ainda mais o mérito da iniciativa parnamirinense, já que a categoria Bibliotecas foi a que apresentou o maior número de inscrições, cerca de 50% do total. Desses, apenas 42 em todo o Brasil foram selecionados para a fase final, em 4 categorias: Bibliotecas, Cadeia Produtiva, Mídia e Organizações Sociais Civis. Foram envolvidos 23 estados e o Distrito Federal na competição.  

A premiação ocorrerá no próximo dia 4 de dezembro em São Paulo/SP na Unibes Cultural e entre os avaliadores estão personalidades com reconhecido conhecimento na área, como Adriana Ferrari que é presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), o que demonstra o gabarito da premiação. 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+