Prefeitura capacita voluntários para retirada de óleo das praias - 25/10/2019
A Prefeitura de Parnamirim promoveu nesta sexta-feira (25) uma Capacitação de Voluntários para atuar na retirada do óleo das praias, caso as manchas alcancem o litoral do município. A ação preventiva está acontecendo através da parceria entre órgãos de Defesa Civil do estado e do município, Idema, Secretarias Municipais de Segurança e Defesa Social, de Limpeza Urbana, de Meio Ambiente e Urbanismo e a Cosern.
O secretário de Defesa Social, Marcondes Pinheiro, falou da importância da união da sociedade civil e do poder público. “Apesar de não encontrarmos manchas de óleo no nosso litoral, precisamos estar preparados para agir rapidamente caso o produto alcance nossas praias. Sabemos da gravidade do problema para o Meio Ambiente e unir forças para minimizar os danos é fundamental. Os voluntários estão de parabéns pela participação”, declarou.
Na ocasião, a técnica do Idema, Monaliza Mendes, iniciou a capacitação, esclarecendo informações sobre o surgimento da mancha de óleo, sua composição, ações integradas e cuidados com os animais oleados. Já o agente da Defesa Civil do Rio Grande do Norte, Sanderson Alves, tratou sobre os equipamentos de proteção individual (IPI), coleta e armazenamento do material encontrado.
Também estava presente a médica da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), doutora Ariluce Fernandes, que orientou sobre os cuidados necessários para evitar a contaminação e alertou sobre alguns sintomas que podem ocorrer através do contato com o óleo, entre eles problemas de pele, infecções, problemas respiratórios e digestivos.
“Quem tem algum problema de saúde pode ligar para os números do Centro de Assistência Toxicológica do RN (Ceatox-RN) e confirmar se está apto para ajudar como voluntário. Gestantes e pessoas com doenças crônicas não devem participar das ações”, explicou a médica. Os contatos do Ceatox são 08002817005 e pelo WhatsApp 98803-4140. Para avisar aos órgãos responsáveis sobre aparecimento do óleo em outras praias, animais mortos ou oleados e outros problemas de Meio Ambiente pode utilizar o aplicativo Mar Limpo.
Postado Por:
Juliana Grace Nóbrega
Fotografia de:
ASCOM