Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeitura capacita voluntários para retirada de óleo das praias - 25/10/2019

A Prefeitura de Parnamirim promoveu nesta sexta-feira (25) uma Capacitação de Voluntários para atuar na retirada do óleo das praias, caso as manchas alcancem o litoral do município. A ação preventiva está acontecendo através da parceria entre órgãos de Defesa Civil do estado e do município, Idema, Secretarias Municipais de Segurança e Defesa Social, de Limpeza Urbana, de Meio Ambiente e Urbanismo e a Cosern.

O secretário de Defesa Social, Marcondes Pinheiro, falou da importância da união da sociedade civil e do poder público. “Apesar de não encontrarmos manchas de óleo no nosso litoral, precisamos estar preparados para agir rapidamente caso o produto alcance nossas praias. Sabemos da gravidade do problema para o Meio Ambiente e unir forças para minimizar os danos é fundamental. Os voluntários estão de parabéns pela participação”, declarou.

Na ocasião, a técnica do Idema, Monaliza Mendes, iniciou a capacitação, esclarecendo informações sobre o surgimento da mancha de óleo, sua composição, ações integradas e cuidados com os animais oleados. Já o agente da Defesa Civil do Rio Grande do Norte, Sanderson Alves, tratou sobre os equipamentos de proteção individual (IPI), coleta e armazenamento do material encontrado.

Também estava presente a médica da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), doutora Ariluce Fernandes, que orientou sobre os cuidados necessários para evitar a contaminação e alertou sobre alguns sintomas que podem ocorrer através do contato com o óleo, entre eles problemas de pele, infecções, problemas respiratórios e digestivos.

“Quem tem algum problema de saúde pode ligar para os números do Centro de Assistência Toxicológica do RN (Ceatox-RN) e confirmar se está apto para ajudar como voluntário. Gestantes e pessoas com doenças crônicas não devem participar das ações”, explicou a médica. Os contatos do Ceatox são 08002817005 e pelo WhatsApp 98803-4140. Para avisar aos órgãos responsáveis sobre aparecimento do óleo em outras praias, animais mortos ou oleados e outros problemas de Meio Ambiente pode utilizar o aplicativo Mar Limpo.


Postado Por: Juliana Grace Nóbrega
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+