Semas realiza palestra para alunos de instituição de ensino técnico - 21/10/2019
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Regularização Fundiária (Semas) realizou na manhã do dia 21 uma palestra sobre as ferramentas de acesso ao mercado de trabalho destinadas aos alunos de uma instituição de ensino técnico que estão cursando a disciplina de recrutamento e seleção. Durante a palestra, foram abordadas questões a respeito dos projetos da secretaria para a inserção da comunidade no mercado de trabalho, o processo de retirada de carteiras de trabalho, o encaminhamento de currículos e a preparação dos candidatos.
De acordo com a coordenadora do Trabalho, Juranny Silva, repassar os conhecimentos para as instituições é de extrema importância, pois ressalta que a secretaria está sempre disposta a prestar auxílio à toda população. “É a primeira vez que recebemos uma instituição, mas que pode abrir portas para outras vezes. Nós estamos aqui para atender a comunidade em geral e não só na parceria da empregabilidade, mas como em todos os nossos serviços. Além disso, existe uma desmistificação da imagem de que o órgão público não tem valor e qualificação do nosso trabalho, então isso nos enaltece muito, porque percebemos que estamos sendo valorizados, que o nosso trabalho funciona. Mês a mês fazemos esse acompanhamento de empregabilidade e encaminhamentos. Então, para nós, é muito gratificante”, disse.
A professora da instituição técnica, Sheila Araújo, destaca que a participação da Semas na preparação de futuros profissionais é de grande valia. “As instituições públicas são um braço importante nessa preparação. A Semas possui um banco de dados, faz o cadastro completo das pessoas de todo o município e isso facilita o nosso trabalho como pessoas que buscam o conhecimento. É um cadastro que delimita o perfil que as empresas buscam, é completo, não tem custo e inclui as pessoas com necessidades especiais. Então é de suma importância que os alunos tenham o contato com essa ferramenta, atrelando a teoria à prática”, falou.
Texto: Cinthia Oliveira
Postado Por:
JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de:
ASCOM - Ana Amaral