Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Sesad realiza Dia D de vacinação contra o sarampo no município - 19/10/2019

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretária Municipal de Saúde (Sesad) realizou neste sábado (19) o “Dia D” da campanha de vacinação contra o sarampo. Na ocasião, todas as salas de vacina do município estiveram abertas para receber a população.

A abertura oficial do Dia D de vacinação foi realizada na Unidade de Saúde de Bela Parnamirim, que deu início à programação oferecendo um café  da manhã para a população.

Em seguida, a secretária de saúde, Terezinha Rêgo, que esteve presente na unidade e conversou com a população. “É muito importante que todos os pais tragam suas crianças de seis meses a menores de 5 anos para se vacinarem. O sarampo é uma doença séria, mas prevenível. Vamos cuidar das nossas crianças”, disse.
 A dona de casa, Maria Fernandes não perdeu tempo e levou o seu filho de três anos logo cedo para tomar a vacina. “Sempre fico atenta pra deixar o cartão de vacinas em dia”, comentou.

O diretor da Unidade, Rogério Gurgel destacou ainda a inauguração da sala de vacinas da UBS, também realizada na manhã deste sábado. “A abertura dessa sala de vacina é um clamor da população e o prefeit Rosano Taveira, juntamente com a secretária conseguiram concretizar esse sonho”, explicou.

Além das vacinas, a UBS de Bela Parnamirim e outras 19 ofertaram serviços diversos de promoção à saúde, como a realização dos exames preventivos e marcação de mamografia e ultrassonografias mamárias, com demanda aberta. Haverá também teste rápido de HIV, teste glicêmico, aferição de pressão arterial e distribuição de preservativos masculinos e femininos. 

O coordenador de Promoção à Saúde Moisés Campos lembrou que o município não conta com notificações, nem casos confirmados, mesmo assim ele reforça a importância da participação da população no Dia D: “É extremamente importante que o público participe. É uma convocação do Ministério da Saúde para os pais e responsáveis vacinarem as crianças que se enquadrem na faixa etária estabelecida nesta etapa, e que não tenham tomado as duas doses da vacina tríplice viral”. 

A expectativa da Secretaria para este ano é atingir a meta de pelo menos 95% do público-alvo. No dia 30 de novembro acontece o Dia D para a faixa etária de 20 a 29 anos. Nessa categoria, 1.343 doses serão ofertadas para o público. 
 

 


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+