Funpac proporciona benefícios em diversas áreas aos parnamirinenses - 10/10/2019
A Fundação Parnamirim de Cultura (Funpac) tem desenvolvido um trabalho que beneficia crianças, adolescentes e até mesmo adultos através da dança. Além do estímulo à cultura e arte, os serviços da instituição têm contribuído para a formação do cidadão, ajudando também na saúde e interação social.
De acordo com Haroldo Gomes, presidente da Funpac, o trabalho do Núcleo de Dança prioriza alunos que vêm de comunidades com famílias de baixa renda. Para ele, os benefícios que a instituição tem levado aos alunos são imensuráveis.
“60% dos nossos alunos vêm de escolas públicas municipais. Mais da metade, vem dos bairros de Passagem de Areia, Rosa dos Ventos, Nova Esperança e Bela Parnamirim. É um trabalho que se volta prioritariamente para as famílias mais pobres do município e isso indica um caráter profundamente social da ação da Funpac”, afirmou Haroldo.
A dona de casa Keivillany dos Santos, tem duas filhas que fazem aulas de balé e dança contemporânea na Funpac, Yasmim de 14 anos e Sarah de 10. A mãe explicou que o motivo de ter levado as meninas para a instituição foi devido a uma orientação médica.
“A motivação da matrícula foi uma questão de saúde. As duas têm problemas com taxas de colesterol e glicemia. Daí a nutricionista indicou que elas precisavam fazer alguma atividade física. Durante o primeiro ano na dança, fizemos exames e as taxas normalizaram”.
Ainda segundo Keivillany, os benefícios proporcionados na vida das filhas vão muito além de dança e saúde. Ela relatou que as meninas adquiriram postura e desenvolveram na escola, onde receberam elogios do professor ao apresentarem trabalhos. “A disciplina que elas aprendem na Funpac é levada para a vida. Até na questão da educação. Os alunos daqui são muito educados”, falou.
As aulas na Fundação Parnamirim de Cultura são oferecidas gratuitamente, nos turnos da manhã e tarde e movimentam o Teatro Municipal durante toda a semana. As irmãs Sarah e Yasmim falaram com satisfação do prazer que tem em dançar, e das oportunidades oferecidas no espaço.
“Evoluí em várias áreas. A dança trouxe muitas coisas boas e minha vida passou a ser melhor. Eu era muito tímida e a dança me ajudou a ser mais social”, disse Yasmim. Com aulas durante toda a semana, Sarah frequenta a Funpac há quatro anos e é grata pelos momentos vividos. “Eu adoro ficar aqui. É uma oportunidade muito boa”, falou a menina de 10 anos.
As garotas exaltaram o trabalho realizado pelos funcionários da Funpac e lembraram que já levaram vários amigos para a instituição. “A gente sempre divulga e chama outras pessoas. Queremos que elas tenham a mesma oportunidade que a gente está tendo. O que é ensinado aqui leva os jovens para um futuro melhor”, comentou Yasmim.
Keivillany reforçou o discurso das filhas com elogios aos funcionários. Ela destacou a importância dos serviços prestados pela Funpac, principalmente para a população de baixa renda, onde muitas pessoas não têm condições de pagarem aulas de dança para os filhos.
“Sou muito grata aos professores e profissionais da Funpac. Além de professores, são amigos e parceiros. Até com o emocional dos alunos eles se preocupam. Criam um vínculo de amizade. Os funcionários são maravilhosos, desde a recepção. Este espaço aberto é muito importante. Proporciona um rico aprendizado para os alunos. Minhas filhas aprenderam coisas que nunca ouviram falar, visitaram museus, oportunidades que, se não estivessem na Funpac, certamente não teriam acesso”.
Aproximadamente 600 alunos estão matriculados no Núcleo de Dança da instituição, onde são ofertados para crianças a partir de seis anos, o Balé Clássico, Danças Contemporânea e Popular, Jazz e Capoeira. As mães dos alunos também participam de aulas de Dança Mix.
Texto: Ricardo Oliveira
Postado Por:
JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de:
ASCOM - Ricardo Oliveira