Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeitura investe em educação de qualidade com infraestrutura e valorização dos professores - 10/10/2019

Com 67 instituições de ensino no total, ofertando ensino de qualidade para mais de 24 mil alunos matriculados, a Prefeitura de Parnamirim, através das secretaria municipais de Educação e Cultura (Semec) e de Obras Públicas (Semop) vem investindo em infraestrutura, implementação de projetos e na valorização dos professores, como pilares para o desenvolvimento educacional no município. 

Para o prefeito Rosano Taveira, todos esses investimentos reforçam o compromisso da gestão no cuidado com os parnamirinenses. "Estamos trabalhando para propiciar uma educação pautada, principalmente, na qualidade do ensino, mas também na qualidade estrutural, no conforto e na segurança para os nossos estudantes e professores", destacou.

De acordo com a Secretária de Educação, Justina Iva, a educação enquanto política pública é fundamental e imprescindível para o desenvolvimento de qualquer nação. “Esta política é a única capaz de fazer prevenção de doenças, da marginalidade, da exclusão , e por fim é a política cuja ação garante realmente a cidadania para qualquer povo, por isto entendemos que a prioridade que é  dada pela gestão de Parnamirim à educação é uma medida acertada e merece nossos aplausos”, declarou.

No que diz respeito à infraestrutura, os investimentos ultrapassam a marca dos R$ 8 milhões e vão desde pequenos reparos, até a pintura completa das estruturas, serviços de manutenção de toda a rede hidráulica e elétrica, incluindo troca de luminárias, disjuntores, interruptores, tomadas e fiação.

Ainda na parte estrutural, os serviços de manutenção contam também com a recuperação de calçadas e rampas de acesso, reposição de estruturas para reconfiguração dos telhados, recuperação de muretas, caixas de gorduras, fossas e sumidouros, reposição de pastilhas cerâmicas em cozinhas, banheiros e lavatórios, além da instalação de grades de proteção, portas mais resistentes, reforçando a segurança nesses locais. 

Até o momento, praticamente todas as escolas e Centros Infantis do município receberam serviços de manutenção diversos. No entanto, as escolas Maria Fernandes Saraiva, Maria do Céu Fernandes, Nestor Lima, Silvino Bezerra, Eulina Augusta, Alzelina de Sena Valença e Hélio Galvão precisaram passar por obras mais completas. 

Ainda dentro desse processo de reestruturação das escolas municipais, a prefeitura está em fase de implementação do projeto de climatização desses espaços. No total 240 aparelhos de ar condicionado já foram adquiridos, o que é equivalente à 50% da necessidade para atender toda a demanda. 

A Secretária de Educação Justina Iva explica que os demais aparelhos estão sendo adquiridos e que os já comprados estão sendo instalados gradativamente, devido à necessidade da instalação de subestações, por parte da Cosern, para ampliar a carga elétrica das escolas.

Até o momento, oito instituições de ensino já tiveram os aparelhos instalados, que estão em pleno funcionamento. Outras 26 escolas já estão com todas as condições elétricas adequadas para a instalação prontas e outras 44 estão com projetos prontos para serem executados. 

A aquisição de novos equipamentos também tem sido uma prioridade. Até o momento, já foram investidos mais de R$ 1,5 milhão na compra de parques infantis, ventiladores, extintores de incêndio e nova mobília.

Projetos educacionais

Paralelamente a parte estrutural, a prefeitura de Parnamirim vem trabalhando também na implementação de projetos que visam o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos. Uma dessas iniciativas é o programa Fora da Escola Não Pode.
 
O programa prevê a concessão de bolsas de estudo para estudantes cujos pais tenham procurado o município, no período regular de matrícula, mas que não conseguiram ingresso devido a indisponibilidade de vagas. 

Para esses alunos será concedida uma bolsa de estudos na rede privada de ensino, tomando por base lista de espera previamente cadastrada na secretaria.

O projeto está amparado na Lei Complementar 0132/2018, que versa sobre a concessão de incentivos fiscais para empresas estabelecidas ou que venham a se estabelecer no município, objetivando revitalizar o desenvolvimento econômico e social.

De acordo com a lei, fica o Poder Executivo autorizado a estender os benefícios previstos nesta lei, às empresas com atividades no setor educacional. Neste caso, os benefícios serão concedidos desde que a empresa se comprometa a compensar estes incentivos com a concessão de bolsas de estudos em favor do município.

Outra iniciativa que tem trazido resultados positivos é o projeto Gabinete Itinerante, que tem como objetivo aproximar os coordenadores educacionais da realidade diária das escolas.

Para tal, a secretária Justina Iva, acompanhada de sua equipe administrativa percorre escolas de todos os bairros, ouvindo os gestores, suas principais reivindicações e sugestões de melhorias para o ambiente escolar.

Além desses projetos de iniciativa da gestão educacional, a Prefeitura de Parnamirim também tem realizado parcerias com importantes instituições voltadas para o desenvolvimento educacional.  Uma delas foi firmada com o Instituto Ayrton Senna, que permitirá a implementação, no município, de programas que visam uma maior aplicação dos profissionais da educação objetivando o desenvolvimento do potencial humano dos alunos atendidos. 

A parceria entre a Prefeitura e o Instituto fomentará as habilidades sociais e emocionais na educação e a parte cognitiva dos alunos, através de conceitos como postura, foco, persistência e perseverança, de forma que a administração municipal utilize, gratuitamente, os sistemas e materiais, ofertados pelo instituto, para a formação de seus profissionais. 

Outra importante parceria foi estabelecida com o Instituto Campus Party, que permitiu ao município de Parnamirim, a instalação do primeiro Laboratório Include do RN. O laboratório tem como objetivo a inclusão de jovens nos conteúdos e práticas de transformação digital, em comunidades de baixa renda, por meio de cursos com metodologia apropriada para o ensino de robótica e tecnologia.

Valorização

Outro importante pilar na educação municipal é a valorização dos professores. Ao longo dos últimos três anos, a categoria profissional tem alcançado importantes conquistas.

Uma delas foi a reativação do Plano de Cargos e Carreiras, permitindo o cumprimento de direitos como o pagamento de acréscimo salarial por mudança de nível. Em julho deste ano, o prefeito Rosano Taveira autorizou o pagamento para 107 professores,  que já está sendo efetuado.

De acordo com o prefeito Rosano Taveira, a autorização reflete o compromisso e a valorização da administração municipal com a categoria. “Reduzimos as despesas com pessoal de 54,4% para 48,39%, e agora com a casa em dia, podemos priorizar investimentos em diversas áreas”, destacou o chefe do Poder Executivo Municipal.
Além desse grupo de profissionais, a secretária Justina Iva adiantou que solicitou, também para a Secretaria de Administração, um estudo de impacto para a concessão de progressão horizontal, para professores estáveis.

A progressão horizontal ocorre quando o professor estável, ou seja, aquele que já passou pelo estágio probatório de três anos, se movimenta dentro do mesmo nível, por avaliação de desempenho.

E não para por aí! Além dos professores já atuantes noo corpo docente municipal, a prefeitura vem investindo na renovação e ampliação do quadro profissional. Para tal vem convocado, gradativamente, professores aprovados no último concurso para a educação, realizado em 2015. Até o momento um total de 445 já foram convocados, sendo 11 para ciências, 11 para história, 24 para matemática, 186 para Ensino Fundamental e 213 para Ensino Infantil. 

“As convocações relativas ao certame de 2015 são extremamente necessárias para suprir as demandas da educação. Esse é o nosso compromisso, formar parnamirinenses preparados para o futuro, repleto de possibilidades”, concluiu Taveira.
 


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+