Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Auditório Clênio José recebe abertura da Campanha Outubro Rosa - 07/10/2019

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), iniciou a campanha ‘Outubro Rosa’ no Município. A solenidade de abertura da campanha aconteceu na manhã desta segunda-feira (7) no Auditório Clênio José, localizado no Centro Administrativo. As ações da campanha têm como intuito detectar precocemente o câncer de mama e de colo de útero em mulheres na faixa etária de 25 a 69 anos. 

De acordo com a Secretária de Saúde Terezinha Rêgo, as atividades no decorrer do mês visam atender o maior número de mulheres possíveis. Inclusive, a Prefeitura fez a contratação de clínicas privadas para a ampliação dos serviços.

“Nossa expectativa é muito boa. Normalmente a mamografia é obrigatória para as mulheres de 49 a 70 anos. Baixamos a faixa etária para 25 anos, por que queremos prevenir também o câncer de colo de útero. Além da mamografia, contratamos serviços para fazer a ultrassonografia e a punção. No dia 19, até as meninas de 9 a 14 anos tomarão a vacina de HPV. Queremos tratar a mulher como um todo.” comentou a secretária. 

Apesar da abertura oficial ter acontecido nesta segunda-feira (7), as ações da campanha começaram desde o início do mês e seguem durante os 21 dias úteis de outubro em todas as Unidades de Saúde Básica de Parnamirim, com marcações de exames papanicolau (preventivo) e mamografia. 

Entre os objetivos da campanha, estão o incentivo à promoção da saúde da mulher, a abordagem para a importância da prevenção do câncer de mama e colo uterino, e o estímulo ao autocuidado da mulher desde a prevenção até a recuperação da doença. 

Participaram da solenidade de abertura da Campanha Outubro Rosa, os diretores de Unidades de Saúde Básica, enfermeiros e profissionais de saúde. A Secretária Terezinha Rêgo comentou que o trabalho e acolhimento realizados pelas UBS é fundamental para o êxito da campanha. 

“As mulheres devem procurar as Unidades Básicas para fazer o preventivo. Outubro é o despertar em todas as UBS, mas queremos atender todas as mulheres que precisarem nesse mês e nos próximos. O trabalho será contínuo.” 

O evento de abertura também contou com uma palestra do Dr. Clemente, que fez uma abordagem clínica das patologias, e o Grupo Onco e Vida realizou uma roda de conversa e um momento lúdico com os participantes.

Texto: Ricardo Oliveira


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - Ricardo Oliveira

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+