Educação municipal é destaque em seminário realizado em São Paulo - 26/09/2019

A educação municipal foi destaque no 5º Seminário Internacional de Educação Integral (SIEI) realizado na última terça-feira (24) e quarta-feira (25), em São Paulo. O evento que teve como tema “Educação Integral: múltiplos contextos, diferentes caminhos”, contou com a participação de gestores, pesquisadores, professores e artistas que juntos refletiram sobre a importância de uma educação integral, integrada e integradora dentro dos seus territórios.

O município de Parnamirim fez sua participação através da presença da secretária de educação, professora Justina Iva, da professora e técnica pedagógica Andreia Mendes e da advogada Iara Maia.

A abertura do evento foi realizada com o grupo Slam do Corpo que demonstrou o poder da inclusão com as performances poéticas em língua portuguesa e libras (língua brasileira de sinais). Na sequência, o público pôde acompanhar os debates em três mesas de discussão sobre os desafios da sociedade contemporânea e o papel da educação, o direito à educação no Brasil e as perspectivas para a educação integral e por fim, a mesa que debateu o currículo na educação integral.

A conferência magna foi realizada pelo Professor Bernardo Toro que destacou a relevância de se pensar numa educação que repense o paradigma do cuidado consigo, com o outro e com o planeta.

No segundo dia do evento, a Secretária da educação Professora Justina Iva e a professora e técnica pedagógica Andreia Mendes participaram da oficina sobre currículo e educação integral no CENPEC e puderam assim refletir sobre a experiência em estudo da educação integral como modelo de formação que permite a compreensão das muldimensionalidade do estudante.

A equipe retorna do evento com a bagagem rica de conhecimentos, propostas de implantação de um novo paradigma para a educação municipal de Parnamirim e  a certeza que é sempre possível educar nossos estudantes dentro do respeito à sua identidade.

Postado Por: Saulo Tarso de Castro