Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Semas elabora diagnóstico municipal da pessoa idosa - 26/09/2019

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Regularização Fundiária (Semas) realizou na tarde desta quinta-feira (26) a segunda reunião dentro do programa Estratégia Brasil: Amigo da Pessoa idosa, ao qual o município aderiu desde o ano passado.  

A ação é do governo federal e envolve os Ministérios do Desenvolvimento Social, Saúde, Direitos Humanos e o Departamento de Atenção ao Idoso da Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano.

As reuniões têm como objetivo, a construção de um diagnóstico acerca da realidade do idoso município, levando em consideração área como saúde, educação, assistência social, infraestrutura, entre outras.  

A reunião desta quinta-feira contou com representantes de todas as secretarias que compõem a administração pública e de instituições de ensino superior do estado. 

De acordo com Thiago Fernandes, coordenador do Serviço de Convívio e Fortalecimento de vínculo da Semas, o diagn´stico permitirá a elaboração de um plano de ação, para a proposição e implementação de melhorias para este grupo social. 

Parnamirim aderiu ao selo Amigo da Pessoa Idosa, conferido pela Estratégia Brasil, desde o ano passado, ocasião em que o prefeito Rosano Taveira assinou termo de adesão. 

A implementação da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa se efetiva por meio da conquista sucessiva de selos pelos municípios, começando pelo selo da adesão à estratégia. 

Em seguida vêm os selos Plano, Bronze, Prata e Ouro, que fazem referência à evolução do programa, partindo das etapas de capacitações e diagnósticos, passando pela criação do Plano Municipal da Estratégia, até a realização de ações efetivas para melhoria da vida dos idosos.

Dentre essas ações, destacam-se o direito à acessibilidade em espaços públicos, garantias de benefícios, prioridades e gratuidades de serviços após 60 ou 65 anos, espaços de convivência, prevenção à violência e ao abuso e a promoção de cuidados à saúde.
 


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+