Grupo de Combate à Sífilis organiza ação para moradores de rua - 12/09/2019
Com objetivo de criar estratégias de prevenção e diagnóstico da Sífilis para pessoas em situação de rua, o Grupo Técnico de Enfrentamento à Sífilis da Secretaria Municipal de Saúde se reuniu nesta quarta-feira (11) com profissionais da Saúde e da Assistência Social.
A reunião ocorreu na Unidade de Saúde de Monte Castelo e contou com a presença da apoiadora do Ministério da Saúde, Chyrly Moura; e dos representantes da promoção à saúde e da atenção Promoção e Atenção à Saúde, Isabelle Albuquerque e Glauber.
De acordo com Chyrly, o Grupo está organizando um plano de ações para a Campanha de Enfrentamento à Sífilis que vai ocorrer em outubro, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, comemorado todos os anos no terceiro sábado de outubro. “A iniciativa vem potencializar as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento já realizadas no município”, explicou.
Na ocasião ficou definida uma ação de saúde com a população de rua no dia nove de outubro no Mercado Público do Centro, às 17h, com testes rápidos; orientações de saúde e serviços; entrega de preservativos e folders educativos. Além disso, será definida uma data para capacitar profissionais do Albergue, Centro Pop e Caps III.
A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que evolui lentamente em três estágios. transmitida por contato sexual, e mais raramente por contaminação fetoplacentária, causada pela bactériaTreponema pallidume caracterizada por lesões da pele e mucosas. A doença pode levar a morte se não for tratada a tempo.
Postado Por:
Juliana Grace Nóbrega
Fotografia de:
ASCOM