Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeito sanciona lei que institui o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial - 09/09/2019

O Prefeito Rosano Taveira sancionou a lei que institui o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), órgão colegiado vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Regularização Fundiária (SEMAS). O órgão tem a finalidade de promover, em âmbito municipal, políticas públicas que contemplam a promoção da igualdade racial, com ênfase na população negra, indígena, judaica, árabe, cigana e nas comunidades e povos tradicionais de matriz africana, ameríndia e quilombola, ampliando o processo de controle social.
 
O COMPIR possui a função de formular diretrizes e promover atividades que visem a garantia dos direitos das comunidades, garantindo suas inserções na vida socioeconômica e político-cultural, além de deliberar e acompanhar a elaboração e execução de programas do Governo nos âmbitos federal, estadual e municipal, em questões relativas à população negra, indígena, judaica, árabe, cigana e povos de matriz africana e ameríndios e quilombola, sendo aberto a receber orientações, solicitações e sugestões oriundas das entidades representativas das comunidades. O órgão também possui políticas públicas com foco na população LGBT no recorte étnico-racial, com o objetivo de defender seus direitos e interesses, entre outras atividades. 
 
De acordo com a coordenadora de Igualdade Racial da SEMAS e integrante do COMPIR, Silvana Rodrigues, o órgão representa a luta da população negra de Parnamirim. “Nós já contávamos com a Coordenadoria de Igualdade Racial e agora, nós contamos com o compromisso do Prefeito Rosano Taveira na criação desse Conselho. Nós poderemos aderir agora ao Sistema Nacional de Igualdade Racial e ter acesso aos editais de lançamentos de projetos, que antes não tínhamos acesso. A partir de então, com o Conselho, faremos o controle social dessas comunidades e estabeleceremos esse contato entre a sociedade civil, Prefeitura de Parnamirim e outros órgãos”, disse.
 
Atualmente, o município de Parnamirim já conta com uma Coordenadoria de Igualdade Racial, implantada com a reforma administrativa da gestão Rosano Taveira. A instituição tem o objetivo de implementar políticas públicas, ações, programas e projetos para a promoção da igualdade racial e enfrentamento à discriminação de raça, cor, etnia, religião e origem. Desta forma, o COMPIR surge com o propósito de garantir e somar com as atividades propostas, ou seja, as atribuições conferidas ao Conselho não excluem as competências constitucionais dos poderes Executivo e legislativo.
 


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+