Concurso para Guarda Municipal será realizado neste domingo - 06/09/2019

O concurso público para o provimento de 50 vagas para a Guarda Municipal acontece neste domingo (8). As provas serão aplicadas no horário da manhã, das 8h às 12h. O acesso ao local onde se realizarão as provas ocorrerá das 7h às 7h45h. A recomendação é de que os candidatos cheguem aos locais de prova com, no mínimo, 30 minutos de antecedência para o fechamento dos portões.

Para tirar todas dúvidas dos candidatos, preparamos um guia com dicas, sugestões e informações importantes para o dia das provas.

Local da Prova

O local de realização das provas está disponível no site da www.funcern.br. O candidato só poderá realizar as provas no local especificado pela organização do certame.

Horários

As provas terão duração máxima de 4 horas. Os candidatos devem chegar aos locais de prova com no mínimo 30 minutos de antecedência para evitar transtornos. Os portões serão fechados rigorosamente às 7h45h, O candidato que chegar após o fechamento dos portões, estará eliminado do concurso.

Acesso ao Local de Prova

O  candidato  deverá  comparecer ao local designado  para  a realização  das  provas  munido,  exclusivamente,  de  documento  de identificação, de cartão de inscrição e de caneta esferográfica, de tinta nas cores  preta  ou  azul,  confeccionada  em  material   transparente.

O que não é permitido

Não será permitido ao candidato portar ou utilizar  armas, equipamentos  eletrônicos  (como  celular,  relógio,  smartwatch, calculadora,  tablet ,  notebook  e câmera  fotográfica),  materiais didáticos  e  de  escritório  (como  dicionário,  apostila,  livro, “dicas”,  corretivo  líquido,  lápis  grafite  ou  lapiseira  e  borracha)  e materiais  pessoais  (como  boné,  óculos  escuros  ou  vestimenta com cobertura para cabeça).

A prova

De acordo com o edital, as provas são objetivas contendo questões de múltipla escolha com apenas uma resposta correta. As provas terão 50 questões com  quatro alternativas  indicadas  pelas  letras  de  'A'  a  'D'  das  quais  somente uma  corresponderá  à  resposta  certa  para  a  questão,  devendo  o  candidato marcar  na  folha  de  resposta,  exclusivamente  com  caneta  esferográfica confeccionada  em  material   transparente  e  contendo  tinta  na  cor  azul  ou preta, assinalando a letra correspondente à alternativa que julgar correta.

Dicas de véspera

A véspera de um concurso público é um dia de muita tensão e ansiedade para o candidato. Há quem fique muito nervoso só de pensar no que pode ser cobrado na prova de concurso. A dica, para esse caso, é fazer atividades que ajudem a eliminar o estresse.

No dia que anteceder o concurso, evite ingerir alimentos que não tem costume e não coma em lugares desconhecidos. A refeição que vai anteceder a prova deve ser saudável. Coma corretamente, nem muito, nem pouco, evitando alimentos pesados.

Estudar demais na véspera da prova pode prejudicar o armazenamento do conteúdo estudado anteriormente. Mas, algumas pessoas sentem a necessidade de estudar, até como forma de se acalmar para a prova. Nesse caso, é importante estudar com moderação. A leitura deve ser descompromissada ou apenas uma revisão das matérias já estudadas.

Além disso, essa revisão não pode durar mais de seis horas. Por fim é importante uma noite de sono completa, com oito horas bem dormidas, pelo menos. O sono renova a forma física e mental, o que ajudará na concentração para a maratona de perguntas e respostas. Certifique-se de dormir em um quarto sem claridade e barulho. E não se esqueça de manter o pensamento positivo.

Postado Por: Saulo Tarso de Castro