Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Começam as aulas do laboratório tecnológico do projeto Include - 04/09/2019

Alunos de escolas públicas de Parnamirim já vivem a realidade da inclusão. Tiveram início hoje, 3, as aulas do laboratório tecnológico do projeto Include, localizado na Escola Emérito Nestor Lima, no bairro de Passagem de Areia. O laboratório foi desenvolvido, através de parceria entre a Prefeitura de Parnamirim, o Instituto Campus Party, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a UFRN e o Sebrae.

Inicialmente, o laboratório ofertará o curso na área de robótica e tecnologia para 75 alunos, divididos em três turmas de 25 e terá duração de seis meses. Como todo primeiro dia de aula, foi perceptível ver no olhar de cada aluno a expectativa e curiosidade pelas descobertas do mundo tecnológico. Atentos, eles observavam e anotavam as primeiras orientações ditas pela professora Keillany Martinho.

De acordo com a professora, os alunos poderão explorar uma vasta quantidade de equipamentos. “Temos dois óculos de realidade virtual, drone e impressora 3D. O laboratório é equipado com 10 computadores e cinco bancadas contendo diversos componentes eletrônicos”.

O laboratório Include é uma iniciativa do Instituto Campus Party, cujo objetivo é a inclusão de jovens nos conteúdos e práticas de transformação digital, em comunidades de baixa renda, por meio de cursos com metodologia apropriada para o ensino de robótica e tecnologia. Keillany Martinho comentou sobre as expectativas e benefícios que serão proporcionados aos alunos.

“Esse curso tende muito para a transformação da vida. São alunos que nunca tiveram a oportunidade de ter contato com esse tipo de conteúdo. Quando eles virem que podem fazer parte desse mundo, várias portas serão abertas. O limite é onde eles quiserem chegar”, destacou Keillany.

De acordo com o Assessor Especial/Secretário Adjunto do GCTI, Dario Cândido Medeiros, “o projeto Include é uma proposta inovadora, a minha vida foi transformada através de um curso de datilografia na década de 70, o Include, hoje com os avanços tecnológicos é o curso de datolografia atual e, poderá fazer o mesmo, mudando a realidade dos jovens da periferia de Parnamirim, os preparando para o novo mercado de trabalho/renda que já estamos a vivenciar através do conhecimento e aprendizado da Ciência, Tecnologia da Informação e Inovação dentro do conceito que vem sendo trabalhado, Parnamirim, Cidade Trampolim da Vitória, Espacial, Digital, Inteligente e Humana”. 

O aluno Isaque dos Anjos, de 11 anos, disse gostar de tecnologia há muito tempo. Empolgado, ele falou do motivo de ter se inscrito no curso. “Eu vim para o curso de robótica porquê eu quero aprender muito sobre tecnologia, ir além do que já sei. Quero criar robôs, programas de computador e muito mais”.

Texto: Ricardo Oliveira


Postado Por: GUSTAVO BRENDO DOS SANTOS
Fotografia de: ASCOM - Ricardo Oliveira

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+