Escola realiza Bazar Folclórico em incentivo à preservação da cultura popular brasileira - 30/08/2019
Uma “viagem” pelo Folclore Brasileiro. Foi o que a Escola Municipal Alzelina de Sena Valença proporcionou aos alunos, pais e comunidades, através de um Bazar Folclórico, realizado na manhã desta sexta-feira (30). Os escritores José Acaci e Geraldo Tavares, além da contadora de história Daluzinha, estiveram presentes e enriquecendo ainda mais o evento com a literatura.
Logo na entrada da escola, os visitantes davam de cara com uma exposição criada com a participação dos alunos. A mostra levava os mais antigos a uma viagem ao passado, e os mais jovens pela curiosidade adquiriram conhecimento. O público pode ter contato com comidas típicas, brinquedos e brincadeiras populares, receitas medicinais e cordéis.
Em alusão ao Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, as crianças, do 1º ao 5ª ano, fizeram apresentações musicais, danças, peça teatral, poesia e literatura. O coordenador pedagógico, Júlio Araújo, comentou sobre a importância do Bazar Folclórico. “A ideia é incentivar cada vez mais em nossos alunos, o gosto e preservação pela cultura popular brasileira”.
José Acaci, Geraldo Tavares e Daluzinha, grandes nomes da literatura potiguar, dividiram apresentações com os alunos, receberam homenagens e participaram de uma Roda de Conversa. Atentas, as crianças observavam cada conto, poesia e de história feitas pelos autores.
Ester, de 11 anos, participou de algumas apresentações no Bazar Folclórico. Empolgada, ela falou sobre o evento e benefícios recebidos através da leitura. “Está sendo muito legal, pois estamos desenvolvendo muitos aprendizados com a leitura e literatura. Os cordéis ensinam muito. O que li fala para a gente não ser egoísta. A leitura é importante. Me ajuda no desenvolvimento escolar e na vida”.
Texto: Ricardo Oliveira
Postado Por:
GUSTAVO BRENDO DOS SANTOS
Fotografia de:
ASCOM - Ricardo Oliveira