Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Escola realiza "Restaurante Literário" e homenageia escritor José de Castro - 20/08/2019

A Escola Municipal Manoel de Paiva, em Passagem de Areia, realizou na manhã desta terça-feira (20), a ação Restaurante Literário, com o tema ‘A cozinha da Maria Farinha’. Na oportunidade, os alunos e professores fizeram apresentações em homenagem ao escritor José de Castro, que esteve presente no evento. 

De acordo com a mediadora Jarlene Carvalho, os alunos trabalharam durante o bimestre os livros de José de Castro. Em especial, as obras Meu amigo Paladar e a Cozinha da Maria Farinha, que abordam para a alimentação saudável. Poemas, peça teatral, música e dança foram apresentados pelos alunos, que também fizeram trabalhos manuais, com um cenário representando um Restaurante Literário, no refeitório da escola. 

Aplausos, sorrisos e muita emoção foram vistos após cada apresentação realizada pelos alunos, que contaram com a participação dos pais no evento. “Trazer a leitura para as crianças. A gente percebe essa deficiência até mesmo pelo meio social. A escola tem essa função, de trazer a leitura, e os vários conceitos que a leitura pode proporcionar”, disse Leandra Almeida, coordenadora da escola. 

Homenageado durante o evento, o escritor José de Castro falou sobre as obras citadas nas apresentações e seu estilo de escrita. “Trabalho brincando com as palavras. O mundo é tão triste e violento, que a gente trabalha através dos poemas, uma possível leveza com a nossa vida. É este tipo de alegria que eu procuro passar para as crianças”. 

Com gratidão, o escritor destacou a importância da ação feita pela escola juntamente com os alunos. Ele lembra que se interessou pela leitura desde a infância, mas nunca teve contato com escritores.  

“Me sinto muito gratificado com essa homenagem. É uma emoção muito grande. Sinto a alegria das crianças em ter o contato com o autor. Quando era garoto nunca tive essa oportunidade na minha escola. Então, quando chego eles ficam surpresos de ter um autor conversando com eles. É uma iniciativa muito interessante”, comentou o escritor sobre o encontro com os alunos. 

Texto: Ricardo Oliveira 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - Ricardo Oliveira

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+