Parnamirim recebe primeiro laboratório Include no RN - 16/08/2019

O prefeito Rosano Taveira, acompanhado do presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farrugia e do Assessor/secretário Adjunto do GCTI, Dario Cândido de Medeiros, inaugurou na tarde desta sexta-feira (16) o primeiro laboratório tecnológico do projeto Include no RN, localizado na Escola Emérito Nestor Lima, no bairro de Passagem de Areia.

O laboratório foi desenvolvido, através de parceria entre a Prefeitura de Parnamirim, o Instituto Campus Party, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a UFRN e o Sebrae.

Para Taveira, o projeto tem um caráter transformador, pois vai possibilitar aos alunos matriculados a possibilidade de inclusão social e tecnológica. “É com muito orgulho que entrego à população de Parnamirim um projeto tão inovador capaz de mudar a realidade desses jovens, que trilharão um futuro brilhante. Vamos trabalhar agora para expandir esse projeto para todas as áreas da cidade”, disse.

Francesco Farrugia também destacou a inclusão social e digital como pilares principais do projeto. “Atualmente quem não sabe utilizar as tecnologias está desconectado do mundo. Nenhuma, cidade, estado ou país será grandioso sem os avanços na área da tecnologia”, destacou.

De acordo com o Assessor Especial/Secretário Adjunto do GCTI, Dario Cândido Medeiros, “o projeto Include é uma proposta inovadora que mudará a realidade dos jovens da periferia de Parnamirim, os preparando para o novo mercado de trabalho/renda que já estamos a vivenciar através do conhecimento e aprendizado da Ciência, Tecnologia da Informação e Inovação dentro do conceito que vem sendo trabalhado, Parnamirim, Cidade Trampolim da Vitória, Espacial, Digital, Inteligente e Humana”.

Inicialmente, o laboratório ofertará curso na área de robótica e tecnologia para 75 anos, divididos em três turmas de 25 alunos cada uma. O curso terá duração de seis meses e ao longo desse período, os jovens inscritos terão aulas de programação, robótica, noções básicas de redes, realidade virtual e de utilização de impressoras 3D.

O laboratório Include é uma iniciativa do Instituto Campus Party, cujo objetivo é a inclusão de jovens nos conteúdos e práticas de transformação digital, em comunidades de baixa renda, por meio de cursos com metodologia apropriada para o ensino de robótica e tecnologia.

Postado Por: Saulo Tarso de Castro