Unidades de saúde recebem programa de combate ao tabagismo - 14/08/2019
A Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), vem desenvolvendo nas UBS o programa de combate ao tabagismo. Envolvendo o tratamento com medicação e grupo-terapia, o projeto tem alcançado resultados positivos, no qual pacientes já abandonaram o cigarro, melhorando na saúde e qualidade de vida.
Ao todo, 21 Unidades Básicas de Saúde da cidade já recebem o programa, que conta com psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, educadores físicos e terapeutas ocupacionais. A coordenadora do projeto, Ana Capitulina, falou sobre os encontros e a importância do tratamento.
“O tabagismo é uma doença das emoções. O grupo se reúne uma vez por semana, onde há o tratamento medicamentoso, que vai sanar essa síndrome da abstinência, pois o tabagista já associou sua vida ao cigarro. Mas além da medicação, que é distribuída nas UBS, a grupo-terapia é muito importante, pois motiva as pessoas a deixarem de fumar. Abordando a questão de substituir a vontade de fumar por algo que lhe proporcione prazer. Esse acompanhamento é fundamental”.
Ainda de acordo com Ana Capitulina, o ciclo do tratamento tem duração de quatro meses, onde 150 tabagistas já passaram pelo programa, que atende pessoas a partir de 14 anos. “Hoje temos 21 unidades oferecendo o serviço. Com pessoas treinadas, capacitadas e motivadas. São profissionais proativos e identificados com o projeto”, disse a coordenadora.
Na manhã dessa quarta-feira (14), os pacientes se reuniram na UBS do bairro Jardim Planalto. A participação na roda de conversa, inclusive de ex-fumantes, é fundamental para o andamento do projeto, pois as experiências compartilhadas servem de motivação para os pacientes.
José Vieira, de 58 anos, contou sua experiência e emocionou os presentes. Ele comentou que passou 42 anos de sua vida como usuário do cigarro, e que em dois meses participando do programa, abandonou o tabagismo. Com gratidão, José Vieira falou dos benefícios do projeto em vários aspectos de sua vida.
“Fui beneficiado na questão da saúde, uma das provas, é que durmo muito bem. Melhorei na questão econômica. Gastava muito dinheiro com cigarros. Houve melhoras na parte social. Acabou o constrangimento de ter que me afastar das pessoas para fumar, pois quem recebe aquela fumaça, acaba se tornando fumante passivo”, disse José Vieira, destacando também a melhoria no convívio familiar, pois foi muitas vezes repreendido pela filha quando era fumante.
Em nome da equipe, Ana Capitulina comentou sobre a alegria e gratidão em proporcionar esse benefício para as pessoas, como foi no caso do sr. José Vieira, que também fez questão de parabenizar a todos do programa. “Agradeço por esse trabalho, estão todos de parabéns! Sempre que eu puder ajudar as pessoas com meu depoimento, estou à disposição”, disse.
Para participarem do programa de combate ao tabagismo, as pessoas devem procurar a UBS mais próxima, onde serão orientadas para o início do tratamento.
No dia 29 de agosto, que é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, a equipe do NASF está preparando uma programação especial. O evento será organizado pela UBS do Centro e acontecerá na Praça Paz de Deus, a partir das 8h. Serão realizadas com os participantes práticas integrativas como musicoterapia, aromaterapia e auriculoterapia, além de dinâmicas, que prometem surpreender quem passar pelo local.
Texto: Ricardo Oliveira
Postado Por:
JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de:
ASCOM - Ana Amaral